segunda-feira, 15 de junho de 2009

Comportamento Humano

As atitudes refletem como o indivíduo se sente com relação a alguma coisa. Possui 3 componentes e a partir deles podemos perceber como valores e atitudes estão inter-relacionados.
O componente cognitivo são as atitudes que se referem a uma opinião ou convicção, o componente afetivo se refere aos sentimentos e emoções, por fim , o componente comportamental é a intenção de se comportar de uma determinada maneira em relação a alguém ou alguma coisa. Com relação ao assedio moral o componente cognitivo por
de nos mostrar se determinado integrante da empresa concorda ou discorda da abordagem de determinados temas e de que maneira isso é feito, se ele é contra as “brincadeiras” feitas em seu setor por exemplo , provavelmente ele não será uma pessoa que faça isso com os outros integrantes. O componente afetivo seria a exposição dessa opinião e convicção, onde o integrante se defende caso seja abordado por um assunto que não goste e mostra que não gosta daquele tipo de situação e o componente comportamental é a maneira como esse integrante da equipe irá se relacionar com os demais colegas, caso não goste de brincadeiras ele ira se afastar de pessoas assim, procurando falar apenas o necessário mas pode ser que com os demais ele se sinta bem e trate-os melhor.
Segundo a teoria as atitudes podem prever significativamente o comportamento futuro, segundo Festinger o relacionamento pode ser melhorado levando-se em consideração as variáveis moderadas, onde as atitudes lembradas mais facilmente tem mais probabilidade de prever o comportamento.
As enquetes sobre atitudes avaliam respostas dos funcionários a partir de questionários que perguntam como ele se sente a respeito de seu trabalho, sua equipe,supervisores e organização , o que da um feedbek aos gerentes sobre o ambiente de trabalho na organização.
Outro fator muito abalado no caso de assédio moral são as emoções . Sentimentos são sensações experimentadas pelas pessoas, quando esse sentimento é direcionado para alguém ou alguma coisa é chamado de emoção e quando não são tão intensos e não possuem estimulo contextual são os humores. Existem portanto emoções sentidas e emoções demonstradas esta ultima são requeridas pela organização e consideradas apropriadas para uma tarefa a partir disso discutimos a eficácia no trabalho, um funcionário vitima do assedio moral pode sofre influencia sobre suas decisões por conta do estado emocional , portanto o assedio moral pode provoca queda na produtividade do estabelecimento reflete-se na economia, com eventuais quedas.

Fórum : Depois de visto o conteúdo do nosso Blog, na sua opinião de que forma podemos mudar esse panorama nas empresas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário